Introdução Redes de computadores


Redes de computadores são estruturas físicas (equipamentos) e lógicas (programas, protocolos) que permitem que dois ou mais computadores possam compartilhar suas informações entre si.
Imagine um computador sozinho, sem estar conectado a nenhum outro computador: Esta máquina só terá acesso às suas informações em seu HD ou às informações que porventura venham a ele através de disquetes, CDs, pendrives e outros dispositivo de armazenagem móvel. 
Quando um computador está conectado a uma rede de computadores, ele pode ter acesso às informações que chegam a ele e às informações presentes nos outros computadores ligados que se encontram em rede, o que permite um número muito maior de informações possíveis para acesso através daquele computador.
Bom como vimos hoje em dia é muito importante um computador está em rede para se comunicar com outro computador, agora imagina você com um computador na sua casa e sem acesso a internet, não podendo ter informações do mundo, se comunicar com o amigo que conheceu em outro estado que tenha um computador com acesso a internet entre outras coisas, isso seria meio que uma restrição podendo apenas utilizar o seu computador para jogos no modo offline e abertura de arquivos, programas  entre outros dados e utilidades que não necessitam de uma rede, isto leva você a uma grande desvantagem para seu computador e você.

Switch, hub e roteador para que eles servem ?


Esses três aparelhos tem uma função muito importante em uma rede de computadores, eles possibilitam a conexão entre computadores, notebooks, impressoras entre outros aparelhos, todo técnico de informática deve saber o conceito de cada função exercida por esses aparelhos na rede, para quem não saiba ainda vai ai uma dica muito boa. Estas postagens irá explicar o que cada equipamento faz em uma rede e também irá mostrará a você quando e onde usar cada um deles. 


Switch

Esse aparelho está presente na maioria das redes de computadores no mundo, Clique aqui para continuar lendo...


Roteador

                    
Peça fundamental em uma rede desde domésticas a corporativas. Clique aqui para continuar lendo...

HUB

Em uma rede, o HUB  funciona como uma peça central, que recebe os sinais transmitidos pelas estações (computadores) Clique aqui para continuar lendo...


Access Point



Access Point, utilitário muito bom para quem  queira utilizar um notebook, netbook, Smartphone ou algum outro aparelho que possa acessar uma rede Wireless. Clique aqui para continuar lendo...




Por Alex Miura