Configuração roteador



Configuração básica de um roteador.



Olá galera, hoje para iniciar este tópico abordando tutoriais irei começar com uma coisa bem básica que seria a configuração de um roteador D-link DI-524 é um modelo comum e com o menu padrão de quase todos da fabricante D-link, mas devo lembra-los que todos os roteadores que tem no mercado como das fabricante Linksys, D-link, TP-link, Netgear entre outros modelos não tem os seus SETUPs (Menus) na forma que é modelado o design do Menu, mas as abas normalmente tem os mesmo menus, a única coisa que pode ocorrer é a linguagem não está em português e sim em inglês.
Outra coisa que ocorre muito é o endereço IP que vem cravado nele, pode variar normalmente no manual ou até em baixo do seu produto indica que IP ele está utilizando ou irei explicar uma forma de como capturar o IP do seu roteador.

Bom vamos lá, irei começar mostrando como se ligar seu roteador.

A primeira coisa a se fazer é certificar-se que seu Modem esteja realmente funcionando. Este aparelho vem junto quando você pede seu plano de internet independente da operadora que você solicitou o serviço exemplo Speedy que era da telefônica hoje é Vivo Banda larga, Netvirtua, Embratel entre outros serviços.
Vamos supor que você pediu o serviço de internet banda larga da VIVO, ele irão mandar um técnico na sua casa para instalar o modem, parecido com o da imagem abaixo, porém pode ter outros modelos ok.


Obviamente seu modem está funcionando mesmo porque está visualizando este blog através da conexão com a internet, a não se que este acessando de outro local como exemplo uma Lan House. Continuando após verificar o funcionamento do seu modem o próximo passo é ligar o seu Roteador junto com o seu modem, uma imagem abaixo ira mostrar como se faz a ligação entre seu modem, roteador e computador, irei mostrar passo a passo de como se ligar um roteador.

1° passo - Obviamente deve se ligar um roteador a uma tomada.


Após os leds de identificação do Power acender isto significa que ele já está em funcionamento e pronto para ser ligado ao modem e o seu computador.


2° passo -  Você deve retirar o cabo de rede que esta ligado no seu computador ao modem, normalmente ele vem na cor amarela, ou também pode vir na cor Azul cor padrão de cabo de rede.

Depois de desconectar o cabo "amarelo" apenas do seu computador e não do modem, liga esta ponta na porta Internet do seu roteador, esta porta pode ter um outro nome WAN sua identificação é bem fácil por ter o nome e normalmente vir com uma cor diferenciada das outras portas LANs que são iguais porém fazem funções diferentes.

3° passo - Após ligar o cabo de rede do seu modem em seu roteador você deve pegar um outro cabo de rede que normalmente vem junto na caixa do seu roteador e liga-lo em uma das portas LANs.


Lembra da porta onde era conectado o cabo "amarelo" do seu modem e que você retirou pra ligar em seu roteador pois bem, o cabo que é ligado na porta LAN 1 do seu roteador deve estar conectado a esta porta RJ-45 como mostra a imagem acima. Para certifica que a conexão entre esse aparelhos este funcionando os leds da porta da imagem acima devem acender como também do roteador deve acender, uma imagem abaixo ira resumir como deverá ficar esta ligação entre modem, roteador e computador.

Ok, então depois de fazer todo este "trabalho" o próximo passo é aplicar as configurações desejadas e para o funcionamento da sua conexão com a internet no seu roteador para que ele possa distribuir ...

Por padrão nos manuais, caixas ou até mesmo de baixo do roteador ele informa o IP que vem configurado nele, e precisamos saber sobre isso para fazer o acesso ao aparelho sem este IP agente não tem acesso a ele, se acaso você não identificar o IP em nenhum lugar como na caixa, manual ou de baixo do seu roteador a outra solução seria descobrir seu IP através do PROMPT DE COMANDO do windows, vamos lá.

SETUP
1° passo -  Abir o Prompt de comando.


Para abrir o executar do windows tanto na versão windows XP, Vista ou Seven basta apertar a tecla "WINDOWS" é uma tecla que vem marcada com o Logo da Microsoft está entre o Ctrl e o Alt, segurando a tecla WINDOWS pressione juntamente com ela a tecla "R" WINDOWS + R a partir dai ira aparecer uma janela semelhante da imagem acima.
Após abrir o executar digite CMD e aperte enter, caso haja algum problema, faz este caminho INICIAR>TODOS OS PROGRAMAS> ACESSÓRIOS e procure por Prompt de comando.

2° passo - Após digitar ira aparacer uma janela igual a imagem abaixo mostra.


A partir dai digite o comando IPCONFIG e pronto ele ira mostrar pra você o IP que o seu roteador possui e o IP que você recebeu dele como mostra a imagem seguinte.


 A imagem mostra o meio de conexão que está utilizando ou seja se você estar utilizando um notebook você pode se conectar a um roteador através do sinal Wireless que se identifica como conexão sem fio ou você pode estar conectado através de um cabo como o tutorial ensina, o conselho é: A primeira conexão com o roteador para aplicar configurações é através de cabo. Voltando ao assunto o meu prompt me mostrou que eu estou conectado a um roteador através de um cabo (Adaptador Ethernet conexão local) e que eu recebi o seguinte IP: 192.168.0.124, o Gateway é o endereço que seu roteador possui como o meu mostra que ele tem o seguinte IP: 192.168.0.1 é através deste IP que eu irei acessar o meu roteador como segue na imagem abaixo.



Lembra quando eu identifiquei o IP do roteador no prompt ele era: 192.168.0.1 então este IP é de uma outra rede minha e nela eu não utilizo um roteador comum uso o BrazilFW um Router a base de Linux, como esse é um tutorial pra praticar em cima de um D-link eu irei acessar meu D-link através da minha outra placa e o IP que vem nesse roteador D-link é 192.168.0.254, lembrando que os roteadores não tem o mesmo IP mas o meu vem configurado com este, então por favor não se assustem com o IP que mostrei no Prompt e o IP que eu irei utilizar agora, quando digitar "ipconfig" coloque no seu navegador o IP GATEWAY.
Após digitar o seu IP do gateway (roteador) ele exibirá uma tela de Login, por padrão vem usuário e senha:
User: admin
Password: admin
 ou 
User: root
Password: root
Caso tenham problema no acesso olhe no manual ou no seu roteador lá deve ter usuário e senha.

3° passo - Após preencher os campos o Setup do seu roteador ira aparecer assim ou diferente pois não são todos os roteadores com interface iguais.


Após entrar nesta tela a primeira coisa a ser feita é colocar uma senha de administrador no seu roteador trocando aquela senha ROOT, por motivo de segurança e pra que seu vizinho não zombe da sua cara ao cortar sua internet.

4° passo - Alterar senha ADM

O primeiro campo você coloca a senha que venho nele, exemplo: root, o segundo e terceiro campo coloque uma senha segura, onde ambos os campos seja a mesma senha, após isso aperte em Apply .


5° passo - a partir daqui você deve configurar a conexão da internet do seu roteador.



Este menu WAN ira configura aquela porta que eu informei vocês para estar ligando o cabo "amarelo", na seta OPÇÃO DE CONEXÃO é primordial você saber qual é o tipo de serviço que sua operadora trabalhar pra autenticar sua conexão, irei explicar duas situações as mais usadas.
A primeira quem utiliza o serviço da NETVIRTUA o tipo de conexão pra autenticar é automático assim você não precisa colocar um usuário e senha basta clicar na bolinha DHCP e dar um APPLY, após isso depois de alguns segundos seu modem ira liberar um IP para seu roteador e simplesmente ira se conectar sozinho na internet, fácil esse tipo né.
O segundo exemplo e o serviço da Vivo banda larga, eles te passam um usuário e senha para que você coloque em um aplicativo de conexão, se você tiver a senha ou usuário errado você não ira conseguir utilizar a internet, no reteador para configurar esse tipo de conexão basta setar a opção PPOE e ira aparecer os campos como mostra a imagem acima onde deve colocar usuário e senha e clicar em APPLY para salvar e para que ele possar solicitar a autenticação de usuário com o provedor.
OBS: caso você não consiga se conectar na internet a primeira coisa a fazer e salvar tudo o que fez nele e Reiniciar seu roteador, se depois de algum tempo ele não se conectar verifique se escolheu a opção certa de conexão. Se der tudo certo a partir deste momento você já deverá ter conexão com a internet.

6° passo - Configuração de LAN.



Se por algum acaso queira mudar seu IP de conexão local basta localizar o botão LAN, nele você pode alterar sua range de IP, eu aconselho não alterar mesmo porque não ira trazer nenhuma vantagem pelo meu ver em uma rede doméstica, caso queira alterar fique ao seu critério, só altere de apply e pronto só deve desconectar o cabo do seu computador e conecta-lo novamente para obter um novo um que foi aplicado, caso não funcione reinicie seu roteador.

7° passo - Caso seu roteador tenha a função de rotear sinal Wireless você deve configura-lá mesmo que você não utilize. Ai vem a pergunta por que?


Porque algum vizinho metido a espertinho pode ter acesso a sua rede, assim pondo a segurança de seus arquivos compartilhados em risco, dados, senhas entre outras coisas que você faz no seu computador lógico que o que mais pode ocorrer risco são seu arquivos compartilhados, pois pra extrair senha, dados ou arquivos confidenciais da sua máquina o cara tem que ser muito inteligente e dependendo do seu nível de usuário o cara nem vai precisar fazer tanto esforço. Outra coisa é ele utilizar sua internet, sempre tem um cara do lado da sua casa louco pra fazer uns downloads bem pesados como jogos, aplicativos, filmes e etc, mas além do cara baixar coisa sem pagar quer usar internet de graça, mas enfim a seguir tem uma imagem detalhada mostrando como configura a opção Wireless.

Na imagem tem a opção de você deixar habilitado ou desabilitado seu sinal Wireless ai fica ao seu critério, logo abaixo tem Network ID SSID, esta opção você define o nome da sua rede Wireless, assim podendo identificar ela quando precisar se conectar com algum aparelho. Channel você deixe por padrão, irei explicar mais pra frente sobre este tema. Security é o nível de segurança na sua rede Wireless se seu roteador tiver a opçãp WPA-PSK/ WPA2-PSK deixe nela pois ela irá trazer mais segurança pra sua rede e dificultando programas que quebre senhas, irei abordar sobre esse tipo de segurança em outro tópico.
Após escolhe o tipo de segurança basta colocar a senha desejada e pronto apply e neste momento você pode navegar pela sua rede com "segurança".

Esta outra opção é bem importante pois é ela que atribui um IP pra sua máquina, normalmente você não precisa fazer nada para um rede doméstica, o DHCP na grande maioria dos roteadores já vem ativado para que o micro possa receber um IP para que fique em rede e possa configurar o roteador como agente fez no começo do tutorial.

A seta que está marcada com o 2°, indica o lugar onde você coloca um limite de IPs que seu roteador pode distribuir, como por exemplo: Vamos supor que você tenha 3 computadores na sua casa e um notebook, e quer que apenas esse 4 micros se conectem recebendo um determinado IP através do seu roteador pois bem é só você alterar o intervalo e pronto, 192.168.0.10 até 192.168.0.14, pronto.
A 3° seta mostra a opção onde você faz amarração de IPs, não é necessário fazer isso para o funcionamento do seu roteador ok, então nem irei explicar muito sobre isso aqui.
Bom galera é isso, esse tutorial pode ser difícil pra alguns fácil pra outros, mas pode ter certeza que vai dar certo mesmo porque eu testei e funcionou normalmente, se surgir qualquer dúvida estou a disposição OK.




Por Alex Miura

3 comentários:

  1. O problema aki comigo e que digito meu ip 192.168.01 como encontrei no pronpt de comando mais quando dou enter diz que a pagina da web está indisponuvel.o que devo fzer?

    ResponderExcluir
  2. Bete o número correto do IP é 192.168.1.1

    ResponderExcluir